top of page
Buscar
  • Edna Viana

Beach Tennis: curiosidades do esporte que virou febre no Brasil

O Beach Tennis, que se estabeleceu como uma verdadeira febre nos últimos anos no Brasil, não está apenas em ascensão, mas também conquistando corações e mentes de forma imparável. No entanto, em meio a partidas emocionantes e disputas acirradas, é fácil perder de vista a riqueza de curiosidades que permeiam esse esporte vibrante. 


Seja você um praticante assíduo ou alguém que apenas observa de longe, esta matéria tem como objetivo ir além das regras e técnicas do jogo, proporcionando um mergulho fascinante no universo do Beach Tennis. Prepare-se para descobrir aspectos inusitados e surpreendentes que tornam esse esporte tão cativante.  



ORIGENS DO BEACH TENNIS E CRESCIMENTO NO PAÍS ,


Enna, Sicília, século 3. Uma vila italiana presencia meninas em trajes parecidos com biquínis jogando uma bolinha semelhante à de tênis em uma quadra. Mas em vez de usar algum objeto para bater na bola, usavam as próprias mãos.


Segundo a Federação Italiana de Tênis, essa seria a pré-história do Beach Tennis. 

O esporte como conhecemos hoje foi criado em 1987, na província de Ravenna, na Itália. E na década de 90, começou a profissionalização dos atletas. Porém, o esporte ainda estava preso ao Mediterrâneo europeu.


Foi só no século 21 que o esporte cruzou o oceano, atingindo cerca de 50 países, incluindo o Brasil, que teve seu primeiro contato em 2008, no Rio de Janeiro. Mas o esporte só viralizaria na pandemia do covid-19, transformando o esporte de nicho para um fenômeno de destaque.


Mas o que explica a explosão do Beach Tennis no Brasil durante a pandemia? 

Com os confinamentos e distanciamentos recomendados para a contenção do vírus, muitas pessoas procuravam esportes ao ar livre e com pouco contato com terceiros. E, nesse caso, o Beach Tennis era ideal: poucos alunos por turma, máximo 2 jogadores por lado da quadra (e distantes) e uma rede separando a outra dupla.


Com esse “ponta pé” do esporte, o Beach Tennis foi crescendo exponencialmente a cada ano, chegando à marca de 1.1 milhão de praticantes em 2023, espelhados por mais de 30 mil quadras em todo o território brasileiro. Segundo a International Tennis Federation (ITF), o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.


Além disso, o Brasil vem aumentando o número de eventos realizados no país: em 2022 foram 59, cada um com 2 ou 3 torneios, e em 2023 subiu para 62 eventos. Vale ressaltar também que o Brasil sediou as últimas TRÊS edições da Copa do Mundo, e já é PENTACAMPEÃO MUNDIAL (atualizado até o momento que este artigo foi postado).



RANKING ITF 


A International Tennis Federation desempenha um papel crucial no Beach Tennis. Ela é responsável pelo acompanhamento dos torneios em todo o mundo e pelo ranqueamento dos jogadores profissionais.


Mas você já se perguntou como que funciona o cálculo ou os fatores que contribuem para a pontuação de ranking dos jogadores?

 

O primeiro ponto a ser destacado é: a pontuação de um jogador no ranking é o resultado da soma das 10 melhores pontuações dele em torneios nas últimas 52 semanas.


Porém, existe uma exceção para os maiores eventos: BT400, Sand Series e torneios acima destes. Nesses casos, os pontos conquistados continuarão ativos até o final da próxima edição desse mesmo campeonato.


Veja a seguir as pontuações referentes a cada tipo de torneio do Tour ITF: 


Tabela de pontuação ITF Main Draw

  • Pontuação bônus


Tabela ITF Bundle Points

  • Eventos de Sorteio de Qualificação 


Tabela ITF Pontuação Qualifying
  • Eventos de Consolação


Tabela ITF Pontuação Consolation


BENEFÍCIOS PARA SAÚDE 


O Beach Tennis oferece uma série de benefícios para o corpo e para a mente. 


  • Fortalece a musculatura do corpo todo 

Correr pela arreia, saltar e agachar ajudam no fortalecimento das pernas e na região do core (abdome, lombar e coluna). Já o trabalho com as raquetes, fortalecem os braços e ombros.

 

  • Queima de calorias 

Segundo especialistas, em um jogo de 1 hora, um jogador consegue queimar cerca de 200 calorias, variando de acordo com a intensidade do jogo. O número pode ser insignificante, porém, por ser um esporte que não exige tanto e ser muito divertido, você acaba praticando por 2, 3 horas – ou até mais! 


  • Melhora o fôlego 

Toda a movimentação durante o jogo proporciona um bom trabalho aeróbico, que contribuí para o desenvolvimento do condicionamento cardiovascular.


  • Melhora o humor e diminuí o estresse  

O esporte tem o poder de estimula a produção de endorfina, que melhoram o humor, ajudam a relaxar e aumentam a sensação de bem-estar. 

Além disso, por ser um esporte coletivo, a socialização é um dos fatores que contribuí para o bem-estar.


  • Desenvolve a propriocepção 

A instabilidade proporcionada pela areia fofa desafia o corpo a aprimorar sua capacidade de reconhecer a posição no espaço, conhecida como elevar as mãos até a altura dos ombros, sem a necessidade de observá-las. 

O desenvolvimento da propriocepção desempenha um papel crucial na estabilização das articulações, contribuindo para a redução do risco de lesões, como torções. Por exemplo, ao pisar em um buraco, o corpo rapidamente percebe a mudança na posição do pé e ativa os músculos necessários para evitar qualquer desiquilíbrio. 


  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio 

O Beach Tennis ativa regiões cerebrais associadas a diversas habilidades coordenativas, promovendo um aumento nas sinapses entre áreas cerebrais e músculos. Pesquisas indicam que esses processos têm o potencial de neutralizar ou retardar o avanço de demências, como o Alzheimer. 


Além disso, o esporte possibilita o aprimoramento: da coordenação motora fina, com saques e raquetadas; coordenação motora grosseira, com os giros e corridas durante as partidas; da organização espaço-tempo, que possibilita fazer um movimento coordenado com a trajetória da bola; e do equilíbrio, por conta do solo instável. 


  • Potencializa a inteligência cerebral 

Os movimentos na quadra desempenham um papel fundamental no aprimoramento da capacidade de processamento de informações e reação do corpo. Isso deve à necessidade de tomar decisões rápidas para executar uma jogada específica.



CONCLUSÃO


Ao explorarmos as fascinantes curiosidades que envolvem o Beach Tennis, percebemos que este esporte vai muito além das quadras de areia e das partidas acaloradas. É uma comunidade vibrante e apaixonada, onde a conexão entre os praticantes é tão intensa quanto a batida de uma bola bem executada.


Aqui na MaltaCor, nos orgulhamos de contribuir para esse cenário dinâmico como patrocinadora de campeonatos de Beach Tennis. Acreditamos não apenas na importância da prática esportiva, mas também no cuidado com a saúde integral de cada indivíduo.

 

E convidamos você, leitor, a explorar não apenas as delícias do Beach Tennis, mas também a cuidar do seu bem-estar de forma abrangente. A MaltaCor é uma assessoria especializada em planos de saúde, que vai além do trabalho tradicional de uma corretora. Cuidamos de você desde a equipe de pré-vendas até nosso time de pós-vendas exclusivo, sempre a disposição atende todas as suas dúvidas e necessidades sobre o plano de saúde e sua apólice. 

 

Junte-se a família MaltaCor e experimente o atendimento personalizado que faz a diferença!

38 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page